* O Mestre Osho






OSHO" originalmente é um título de reverência concedido a certos mestres na tradição Zen do Budismo.

Atualmente, o título é mais comumente relacionado com o controverso filósofo indiano originalmente conhecido como Bhagwan Shree Rajneesh.

               Veja a matéria completa

Osho disse:
A religião continua pregando crença e destrói a inteligência das pessoas para questionar, torna-os retardados... DEMOCRACIA:
Os políticos definem democracia como o governo do povo, para o povo, pelo o povo. Não é nenhuma dessas coisas. Não é nem pelo povo, nem do povo, nem para o povo.
As pessoas que tem estado exercendo o poder através dos séculos têm sido sempre capazes de persuadir as pessoas de que tudo o que esta sendo feito, é feito para o bem deles. E as pessoas acreditam nisso por que elas foram treinadas para acreditar.
Isso é uma conspiração entre a religião e o estado para explorar a humanidade ou sociedade.






E o estado continua explorando-os de todas as maneiras possíveis– ainda manobrando para manter o apoio do povo, porque as pessoas foram treinadas para acreditar, não para questionar.
Qualquer tipo de governo pode ser Monarquia, Aristocracia, Democracia. Apenas os nomes mudam, mas no fundo a realidade permanece a mesma.

LIDERES POLÍTICOS:
O desejo básico de ser um líder surge em pessoas que estão sofrendo de um complexo de inferioridade. Não importa se eles atuam no mundo político ou no mundo religioso; o desejo por poder é uma indicação absoluta de que o homem sente-se ele mesmo inferior aos outros e ele quer provar ao mundo que isso não é assim.
Não é só uma questão de provar ao mundo; através do mundo, ele também quer provar para si mesmo, de que ele não é inferior a ninguém. O único jeito que a mente pode conseguir isso é tornar todo mundo inferior a você.

LIDERES RELIGIOSOS:
Nem o líder religioso nem o líder político está interessado nas pessoas que eles fingem liderar. Eles estão interessados em ser líderes, e naturalmente o líder não pode ficar sem os liderados, assim é uma necessidade continuar prometendo coisas ao povo.

Líderes políticos prometem coisas desse mundo a eles; líderes religiosos prometem coisas do outro mundo a eles, mas você vê alguma diferença no que eles estão fazendo?. Ambos estão prometendo para que vocês continuem seguindo-os, com medo de perderem-se por aí, pois se você perder a trilha então perdera a promessa.

A promessa lhe mantém com a multidão – e promessas não custam nada. Você pode prometer qualquer coisa. Promessas são sempre para amanhã, e amanhã nunca chega.

DIREITOS HUMANOS:
Eles dizem que todo ser humano é igual. E naturalmente isso satisfaz o ego de todo ser humano – ninguém objeta. Essa é uma das mentiras mais perigosas dita aos seres humanos.
Eu digo a você, igualdade é um mito.
Não existe nem mesmo dois seres humanos que sejam iguais, de nenhuma maneira e nem nenhuma dimensão. Não quero disser que eles sejam desiguais. Quero dizer que eles são únicos, incomparáveis, assim a questão de igualdade e desigualdade não aparece.

“Você é igual a estes colunas no templo?...As colunas podem ser muito belas, mas você não é igual a elas. Mas isso significa que você é inferior ás colunas?... Isso simplesmente significa que você não é uma coluna....Colunas são colunas, você é você....

Cada ser humano é uma categoria em si mesmo. E a menos que reconheçamos a unicidade de cada individuo, não vai a Haver quaisquer direitos humanos, e não vai a haver um mundo civilizado, humano, amoroso e festivo.

INTELIGÊNCIA:
A mente não é a sua inteligência. Isso pode soar estranho mas é uma verdade. A mente pode ser intelectual, que é um substituto bem pobre para a inteligência. Intelectualidade é mecânica. Você pode tornar-se um grande erudito, um grande professor, um grande filosofo, apenas brincando com palavras, todas elas emprestadas, arrumando e desarrumando pensamentos, nenhum deles são seus mesmos.

O intelecto é absolutamente falido. Não possui nada dele mesmo, tudo é emprestado. E essa é a diferença entre inteligência e intelecto. A inteligência tem uma visão própria, uma capacidade de ver as coisas, os problemas. Inteligência é sua qualidade inata.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de ter seu comentário sobre esta matéria, obrigado.