* Eu sou duas pessoas


Eu carrego dois EU no meu interior, um é espiritual, bondoso e cheio de virtudes á espreita para cobrir ao outro na hora da desesperação, e sempre esperando ser alimentado com bons preceitos escritos e falados na sociedade.

O outro é um homem ambicioso e duro, treinado para sobre-viver numa sociedade entre outros que nem ele. Mas, após 50 anos de vida o grande dilema é que os aprendizados de um dos homens que carrego, afetam ao outro, para bem ou para mal.
                  Veja a matéria completa


….Se continuar alimentando meu lado tecnológico e materialista estarei limitando ao espiritual, mas agora estou me dando conta que se cultivar o espírito poderei dominar o humano ante-social. A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento —são os que balizam sua conduta num grupo. O homem, depois de tantos anos de existência, não mudou em nada, ele segue sendo, competitivo, egoísta, possessivo e ambicioso e construiu uma sociedade conforme estes condicionantes, porém, quem não se adaptar é, engolido, expropriado e marginalizado. 



Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de máximas que dirigem os diferentes modelos de culturas, cada uma com as características que lhe são próprias. As sociedades cristãs da Idade Média, por exemplo, não teriam sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que lhe é dado hoje.

É incalculável o dano moral, se é que pode se chamar assim, que o poder político, as religiões, e agora a mídia, tem causado na sociedade durante todos estes séculos de civilização.

O egoísmo foi sempre o mal da sociedade, e quanto maior tanto pior é a condição de vida. O egoísmo aprofundou ás grandes diferenças entre raças e classes, e injustamente, esta desigualdade foi utilizada por pessoas poderosas para criar mais violência entre humanos e tirar suas ganâncias dessa miséria.

Como a violência é o resultado da desigualdade social, muito pior vai ser no futuro já que a tendência é dividir as pessoas em elites, credos, classes, cores, etnias.

A sociedade e os homens que nela habitam, apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança, um prazer.

Parecemos tão livres, mas na realidade estamos tão encadeados ¡!!! A liberdade diminui á medida que o homem evolui e se torna mais preso da sua própria civilização e dos governantes que ele mesmo elegeu.
O futuro da humanidade não é muito promissório, o único que pode iniciar uma mudança radical e uma verdadeira revolução, e não uma revolução violenta, mas aquela que se realiza pelo cultivo da integração, educação e da inteligência de entes humanos, os quais, pela influência e percurso de suas vidas, promoverão gradualmente radicais transformações nas sociedades.

Eu já estou doente de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos desqualificados e dos maus. Cheguei a me desanimar da virtude, a rir da honra e a ter vergonha de ser honesto.....”Vergonha de ser Honesto”? “Honra”?
O que é verdadeiramente a Honra, um conjunto de normas bonitas?.
Quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando os homens são corruptos, as leis são inúteis.

Não todos somos “puros” ou “corruptos”, e sempre estamos á vera da tentação, por isso sempre haverá algum homem que se vende e recebe mais do que vale, alimentando a corrente ininterrupta do egoísmo e a violência. Não importa o país, a cultura ou o nível de educação, em todo o planeta há HUMANOS que vivem em sociedade, porém teremos os mesmos problemas, por isso que todos devemos trabalhar duramente para mudar esta condição, mas espero que não seja inútil o esforço para libertar povos que preferem á escravidão dominados pelos interesses de alguns poucos.

Outro mal da humanidade que esta condicionando a harmonia social é o FANATISMO. O que é ser fã, ou melhor dito, o que significa ser fã ?....A palavra significa: Ser admirador fanático por alguma coisa, causa ou por alguém, por exemplo: O homem sempre é fã no futebol, na política, na religião, ou por ícones da sociedade de consumo.
Seja por decisão própria ou por herança familiar todo ser humano moderno trás com sigo mesmo a costume de ser fã de algum time de futebol, ou de algum partido político ou de alguma religião.
O grave problema disto é que o homem, uma vez assumido como fã de algo ou alguém, coloca seu fanatismo na frente de qualquer raciocínio inteligente. É capaz de discutir, brigar e até matar por seus ideais fanáticos.

Todo começa sempre numa pequena discussão, mas quando a pessoa não pode dominar a situação e não pode colocar seus ideais ou seus princípios acima das idéias do outro começa a aflorar o fervor do fanatismo e conseqüentemente a raiva pessoal e até, às vezes, a violência.
Será que uma pessoa, torcedor de um time de futebol, poderia aceitar, alguma vez ser de outro???? Ou se for de um partido político, trabalharia para outro ideal?. E a religião, temos participado de algumas?, ou lido varias antes de selecionar qual regira as nossas almas?. Será que temos sido o suficientemente expertos, quando jovens, em decidir os nossos caminhos antes de reconhecer as coisas com o tempo???.


Em fim o que eu quero dizer com tudo isto e que os homens podem ser HONRADOS, mas nunca completamente. Sempre existirá o momento intimo da fraqueza, a dúvida e a tentação que pode nos levar pelo caminho errado, é muito difícil seguir os ensinos e os preceitos escritos da sociedade e das religiões já que todo homem é imperfeito e é praticamente impossível manter a continuidade de uma boa conduta.

A demonstração esta nos claustros, ou templos onde conseguem-se altos estados espirituais porém não há riquezas nem tecnologia ao redor e todos os homens que o habitam são iguais, evitando assim o egoísmo e a cobiça.

Como disse antes eu sou dois homens e gostaria de junta-lós ou fusiona-lós, gostaria de ser um homem completo: Sereno na alma e na expressão, prudente nas palavras e nas ações, mas não quero ser sábio ou melhor do que ninguém... já tenho problemas suficientes ao tentar ser simplesmente um homem do bem.

Estes são os paradoxos eternos que só podem ser respondidos com o aprimoramento dos principais preceitos da humanidade. Mas quem pode me orientar nisto?. Quem pode me dar as diretrizes ou me instruir para subjugar e controlar estas paixões de profano???.
Por exemplo, eu acho que sei muito, mas é isso que me impede de aprender, nunca duvido de nada, e por isso não sei de nada, sempre tenho o apuro de falar, mas não devia ter falado.

Agora sei que tenho muito a arrumar antes de seguir o caminho, por que ser adulto me deu segurança, mas a experiência não é o que me aconteceu durante a minha vida, é o que farei a partir de agora com o que aprendi.

Em minha opinião a Maçonaria e a instituição que vem a aprimorar os preceitos humanos dos quais tanto se escreve e se fala, mas pouco se faz. A ordem os enaltece os pratica e aperfeiçoa permanentemente, ensina a ser livre de mente e alma para dominar o fanatismo e ter o controle permanente dos procedimentos do bem.

Nada mais perfeito que a geometria da franco – maçonaria para nos aprumar e nivelar. Sempre devemos trabalhar na purificação, na harmonia, mas sempre em irmandade.
Por isso: Ficar junto aos meus irmãos é um começo, manter-me junto a eles é um progresso, mas trabalhar junto é um honra e um sucesso.

Enquanto a sociedade feliz não chega que haja pelo menos fragmentos de cultura, para que os novos homens do futuro aprendam que o mundo pode ser muito melhor sem EGOISMO nem FANATISMO.


                LIBERTADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.



Um comentário:

  1. Quando o homem apreder a ter
    o necessário para viver o mundo se tornarar melhor.
    só sei que nada sei só sei que nada sou!!!
    arrogância
    orgulho
    poder
    palavras criadas para preencher o vazio do homem.

    ResponderExcluir

Gostaria de ter seu comentário sobre esta matéria, obrigado.